domingo, 11 de setembro de 2011

A ideia de cultura

A Idéia de Cultura está relacionada ao contexto europeu do século XVIII e XIX, onde as preocupações sistemáticas com relação a questão da cultura tornaram-se adventos do pensamento laico, ao contrário de antes em que o mundo era explicado pelo pensamento religioso. A visão da diversidade de povos e diferentes formas de vida, trouxeram o interesse em elabora o conhecimento científico e desenvolver relações e poder sobre os povos, através da construção das nações e da própria identidade cultural.
A cultura no sentido moderno está relacionada ao contexto político da época, principalmente no que diz respeito a evolução do pensamento europeu. A aplicação dos princípios do pensamento político, como o direito natural, a constituição da sociedade civil, o exercício de soberania através do contrato social, o homem adquirindo a liberdade, o caráter de ser social e capaz de conservar a sociabilidade, são características da idéia de cultura.
            Dois marcos históricos caracterizam bem esse momento: a Enciclopédia e Jacques Rousseau de um lado e a Revolução Francesa e o idealismo alemão do outro. Portanto, fazendo valer a estreita relação entre política-cultura e cultura-educação. Os dicionários apresentam definições bastante impotentes para explicar relações humanas complexas, valendo-se do sentido próprio da palavra de origem greco-latina que significa cultivar a terra, torná-la fértil.
Os Enciclopedistas do século XVIII, pensam a cultura como uma primazia do homem nas suas realizações tanto espiritual como pelas produções materiais advindas de suas próprias mãos, as relações práticas entre os homens, as ciências e as artes. Fazendo, produzindo, o homem produz a si mesmo. Rousseau fala dos usos, dos costumes e sobretudo da opinião, como características essenciais da cultura.
            A Revolução Francesa com os ideais de construir uma política essencialmente nacional, com pretensões universais implicam num movimento de ideais que poderiam exercer no campo da cultura. O mesmo ocorre com o Idealismo alemão, em que a formação intelectual, moral e estética do homem exprime o ideal de totalidade, condicionada pela transformação dos Estados e das relações de soberania em função da exigência da liberdade, por um processo de educação para formar um ser consciente e ligado ao mundo. Entretanto, vimos que cultura abrange três aspectos da idéia de cultura a relação da Cultura com a vida, com a política e coma a educação.
            A moderna preocupação com a Cultura nasceu associada tanto à necessidade de conhecimento e desenvolvimento científico quanto às realidades de dominação política. NO século XIX, à medida que se consolidava as sociedades européias na construção de unidade, a cultura foi se generalizando como uma questão científica.
            As discussões teóricas científicas sobre a vida e a sociedade possibilitaram o entendimento sobre as preocupações sistemáticas com a cultura. Cria-se diferentes sentidos para cultura como: expressão da educação, manifestações artísticas, muitas identificadas com os meios de comunicação de massa, outras vezes diz respeito às festas e cerimônias tradicionais.
A cultura quando caracterizada com a população humana, d modo geral está relacionada aos aspectos da realidade social, ao conhecimento, idéias e crenças de um povo. Atualmente vemos que a cultura também foi se institucionalizando e sendo vista como modelos de representações, por exemplo, os “ funcionários da cultura” , secretaria da cultura e Indústria Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário