domingo, 11 de setembro de 2011

Estoicismo

1) Fundado Por Zenão de Citio ( 340 – 264 a.C), dizia que o universo era governado pelo Logos divino que é o organizador e mantenedor de todas a scoisas em ordem, sendo a razão universal, a alma humana está ligada intimamente o Logos de onde provem os princípios a conciencia , as leis e a ética, assim, o logos mantém o Kosmos em hamonia.
            2)  O estoicismo propõe viver de acordo com a lei racional da natureza e aconselha a  indiferença (apathea) em relação a tudo que é externo ao ser. O homem sábio obedece à lei natural reconhecendo-se como uma peça na grande ordem e propósito do universo, devendo assim manter a serenidade perante as tragédias e coisas boas.
          3) O estoicismo floresceu na Grécia com Cleantes de Asss e Crisipo de Solis, sendo levada a Roma no ano 155 a.C. por Diógenes de Babilônia. Ali seus continuadores foram Marco Aurélio, Cicero Séneca, Epiteto e Lucano.
          4) O estoicismo vai ganhando um caráter religioso e moral com o passar dos tempos, assim no século primeiro temos um forte pensamento em todo o Império.

         5) Características do Estoicismo:
* há um Logos que organiza e harmoniza todas as coisas.
* O Logos imprimiu no Homem uma lei moral natural.
* A felicidade está na tranqüilidade da alma diante das adversidades.
* A felicidade não está nos prazeres e sim na moral e na abnegação.
* O homem em contato com o Logos é um homem com alto teor Moral
* A morte física é vista como uma libertação da alma.
* Esta vida é uma passagem e através da virtude e da moral e da negação dos prazeres nos preparamos para uma vida melhor pós morte.

“ Não teme uma grande perda; ninguém pode perder grande coisa naquilo que se escorre gota a gota. Morrer mais cedo ou mais tarde não importa, importa viver bem ou mal. Viver bem é fugir do perigo de viver mal”
Sêneca

“ Com alma alegre e radiante, devemos encerrar o dia, dizendo: vivi, cumpri meu curso vital. O amanhã é lucro, se deus me conceder”.
Sêneca.


“ que as almas dos homens são divinas e que, tão logo saída do corpo, vem abrir – se diante delas o retorno para o céu, tanto mais direto quanto pertencem a homens bons e justos”
Cícero

“ Nada é mais amável que a virtude, nada favorece tento o aperfeiçoar – se, já que virtude e probidade, de certo modo, nos fazem sentir afeição mesmo por pessoas que jamais vimos”
Cícero









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